Dia Mundial de Combate à Aids: Santa Maria avança na pauta, com informação, atividades e novo serviço

Dia Mundial de Combate à Aids: Santa Maria avança na pauta, com informação, atividades e novo serviço

Foto: Eduardo Ramos (arquivo/Diário)

1° de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids. Instituída em 1988 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data busca homenagear pessoas vitimadas pela doença e apoiar quem convive hoje com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), afastando o preconceito e a desinformação sobre direitos, prevenção, diagnósticos e tratamentos.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Atualmente, 2.880 pessoas convivem com o vírus em Santa Maria, sendo que 230 interromperam o tratamento. Os dados da Secretaria Municipal da Saúde refletem um cenário em mudança na cidade, que no ano passado, ocupava a 60ª posição do ranking de casos de HIV/Aids do Ministério da Saúde referente a municípios com mais de 100 mil habitantes.

Para acolher a comunidade e avançar ainda mais, uma programação (veja abaixo) foi preparada pela secretaria. A primeira atividade deve ocorrer nesta segunda-feira (1°), na Praça Saldanha Maria e contará, inclusive, com inauguração de um novo serviço.

HIV e Aids

Conhecido por atacar o sistema imunológico, o HIV pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas,compartilhamento de seringas ou de mãe para filho. Já a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), segundo o Ministério da Saúde, é o estágio mais avançado da infecção por HIV e pode aparecer quando a contagem de células TCD4+ estão abaixo de 200 células/mm³ ou quando o indivíduo desenvolve de uma ou mais infecções, o que pode levar ao óbito.

Nesses e em outros casos, estar bem informado é fundamental. Em Santa Maria, o diagnóstico de HIV pode ser obtido em qualquer unidade de saúde ou diretamente no Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Casa Treze de Maio, localizado no Bairro Nossa Senhora do Rosário (foto abaixo). 

Segundo a enfermeira e responsável pela Política de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais no município, Márcia Rodrigues, a linha de cuidado prioriza o acolhimento, o sigilo e a continuidade do cuidado desde a testagem até o tratamento. O processo também é explicado:

A pessoa deve chegar espontaneamente na unidade de saúde ou à Casa Treze de Maio pedindo para fazer a testagem rápida. O acolhimento é realizado pela nossa equipe, garantindo escuta qualificada, respeito e sigilo. O teste é feito com coleta digital, ou seja, com uma gota de sangue. O resultado leva de 15 a 20 minutos para ficar pronto. É importante dizer que não é necessário encaminhamento ou agendamento para testagem rápida. Quando resultado é não reagente, damos orientações sobre prevenção combinada (preservativos, Profilaxia Pós-Exposição ou Profilaxia Pré-Exposição) ou recomendação para refazer o teste conforme a janela. Se resultado é reagente (positivo no primeiro teste), o profissional realiza o aconselhamento, acolhe dúvidas e reduz riscos de ansiedade ou medo. Após o diagnóstico, o usuário é orientado e encaminhado no mesmo dia para a Casa Treze de Maio, que conta com uma equipe composta por profissionais da enfermagem, infectologia, psicologia, serviço social, farmácia, nutrição e residentes de diversas áreas.

 Além dos testes rápidos, a Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza outras medidas de prevenção gratuitamente como profilaxias preventivas e emergenciais (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV e à Profilaxia Pós-Exposição ao HIV), preservativos internos e externos, gel lubrificante e autotestes do HIV, sem restrição de quantidade, nem exigência de identificação.

Para Márcia, o preconceito contra quem tem o diagnóstico de HIV só pode ser combatido com informação, empatia e acesso à saúde. Por conta disso, ações educativas, informativas e de mobilização social, campanhas periódicas, testagens em praças ou espaços público e mutirões junto a populações-chave e grupos vulneráveis (população LGBTQIA+, trabalhadores do sexo, pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, etc.) são realizadas constantemente na cidade. Com o trailer itinerante Testa Santa Maria, inaugurado em março deste ano, a equipe também tem levado a prevenção, os insumos e o diálogo para diferentes bairros, facilitando acesso.

A cidade tem avançado significativamente tanto na prevenção quanto no acolhimento das pessoas que convivem com HIV. Nos últimos anos, ampliamos as ações de oferta de prevenção combinada para o HIV. Um dos exemplos é o Trailer Testa Santa Maria, que leva testagem rápida, aconselhamento e prevenção combinada para diferentes territórios, aproximando o cuidado das populações mais vulneráveis. Na Casa Treze de Maio, fortalecemos o acompanhamento multiprofissional, a vinculação ao tratamento e as ações educativas junto à comunidade. Além disso, o Centro de Apoio e Direitos para Pessoas que Vivem com HIV tem garantido acolhimento qualificado, segurança alimentar e a defesa de direitos, o que contribui com qualidade de vida e redução dos estigmas. Esses esforços conjuntos têm consolidado uma política municipal mais acessível, humana e resolutiva – avalia Márcia.

Trabalho de acolhimento e assistência a pessoas que convivem com o vírus na cidade é coordenado pela enfermeira Márcia Rodrigues, responsável pela Política de Hiv/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais

Novo serviço

Nesta segunda-feira (1°), também deve ser inaugurado o Consultório na Rua. O serviço itinerante de saúde foi criado para atender pessoas em situação de rua. Ao Diário, Márcia falou sobre a importância deste passo:

 – A população em situação de rua é bastante afetada pelo HIV/Aids, e por isso a prevenção será uma das prioridades do Consultório na Rua. Nossa equipe multiprofissional oferecerá testagem rápida, insumos de prevenção, educação em saúde e cuidado contínuo no território, fortalecendo vínculos e garantindo acesso ao tratamento e à redução de danos – conclui a enfermeira.

Programação

Confira abaixo as atividades que serão realizadas em Santa Maria:

  • Segunda-feira (1), às 15h – Atividades alusivas ao Dia Mundial Enfrentamento ao HIV/aids na Praça Saldanha Marinho
  • Domingo (7), às 6h30min – 2ª Rústica Positiva (Percurso de 5 km, com partida e chegada no Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. As vagas são limitadas. As inscrições seguem até quinta-feira (4), neste formulário)
  • 10/12, das 11h às 14h – Ação de testagem rápida em área próxima ao Restaurante Universitário no Campus da UFSM, em Camobi
  • 12/12, das 10h às 14h – Ação com o Testa Santa Maria na Praça Saldanha Marinho

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Consultório na Rua é lançado nesta segunda em Santa Maria com atendimento direto à população em situação de rua Anterior

Consultório na Rua é lançado nesta segunda em Santa Maria com atendimento direto à população em situação de rua

Hemocentro do RS moderniza armazenamento de plasma destinado à produção de medicamentos derivados de sangue Próximo

Hemocentro do RS moderniza armazenamento de plasma destinado à produção de medicamentos derivados de sangue

Saúde